intramuscular (IM).
Crianças entre 3 e 11 meses: devem receber duas doses com intervalo de 2 meses entre elas, idealmente aos 3 e 5 meses de idade, e uma dose de reforço entre 12 e 15 meses de idade (esquema 2+1)
Crianças de 12 a 23 meses não vacinadas previamente: devem receber duas doses com intervalo de 2 meses entre elas, também com uma dose de reforço com intervalo de 12 a 23 meses em relação a última dose.
A partir dos 24 meses de idade e adultos (até 50 anos de idade) não vacinados previamente: duas doses com intervalo mínimo de 1 mês entre elas e não estabelecida ainda a necessidade de doses de reforço.
Nota: a vacinação pode ser antecipada para os 2 meses de vida. Nesse caso, são recomendadas três doses, com intervalo mínimo de 1 mês, e uma dose de reforço entre os 12 e 15 meses de idade, com intervalo de 6 meses em relação às doses do esquema primário de vacinação.
Para crianças e adolescentes
Para adultos e idosos, dependendo da situação epidemiológica
Para pessoas de qualquer idade com doenças que aumentam o risco para doença meningocócica
Para viajantes com destino à regiões onde há risco aumentado da doença.
Pessoas que tiveram anafilaxia após uso de algum componente da vacina ou após dose anterior
Pacientes com quadro de doença febril aguda grave devem adiar a aplicação. No entanto, a presença de infecção leve, como um resfriado, não deve resultar em adiamento da vacinação.
Pacientes imunocomprometidos (Câncer, HIV, doenças reumatológicas, transplantados) ou em uso de medicação imunossupressora (Radioterapia, Quimioterapia)