medicina preventiva

vacinas

Meningocócica B (Meningite)

Via de aplicação

intramuscular (IM).

 

Esquema de vacinação

 Crianças entre 3 e 11 meses: devem receber duas doses com intervalo de 2 meses entre elas, idealmente aos 3 e 5 meses de idade, e uma dose de reforço entre 12 e 15 meses de idade (esquema 2+1)

Crianças de 12 a 23 meses não vacinadas previamente: devem receber duas doses com intervalo de 2 meses entre elas, também com uma dose de reforço com intervalo de 12 a 23 meses em relação a última dose.

 A partir dos 24 meses de idade e adultos (até 50 anos de idade) não vacinados previamente: duas doses com intervalo mínimo de 1 mês entre elas e não estabelecida ainda a necessidade de doses de reforço.

Nota: a vacinação pode ser antecipada para os 2 meses de vida. Nesse caso, são recomendadas três doses, com intervalo mínimo de 1 mês, e uma dose de reforço entre os 12 e 15 meses de idade, com intervalo de 6 meses em relação às doses do esquema primário de vacinação.

 

Indicação

Para crianças e adolescentes

Para adultos e idosos, dependendo da situação epidemiológica

Para pessoas de qualquer idade com doenças que aumentam o risco para doença meningocócica

Para viajantes com destino à regiões onde há risco aumentado da doença.

 

Contra-indicações

Pessoas que tiveram anafilaxia após uso de algum componente da vacina ou após dose anterior

Pacientes com quadro de doença febril aguda grave devem adiar a aplicação. No entanto, a presença de infecção leve, como um resfriado, não deve resultar em adiamento da vacinação.

Pacientes imunocomprometidos (Câncer, HIV, doenças reumatológicas, transplantados) ou em uso de medicação imunossupressora (Radioterapia, Quimioterapia)


  • Verificar a disponibilidade das vacinas com a nossa equipe.
  • Para agendamento, ligue em nossa central.
  •       13 3281-3000
          13 99610-9324
  • Os pacientes devem trazer pedido médico indicando a vacina, caso a mesma esteja fora do calendário nacional de vacinação.
  • >