medicina preventiva

vacinas

Haemophilus influenzae tipo B (Hib)

Via de aplicação

Subcutânea (SC) ou Intramuscular (IM)

 

Esquema de vacinação

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda 3 doses da vacina: aos 2, 4 e 6 meses de idade (00 - 02 - 04). A sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam uma quarta dose de reforço entre 12 e 18 meses, principalmente quando forem utilizadas, na série primária, vacinas Hib nas combinações com DTPa.

Crianças com mais de 5 anos, adolescentes e adultos não vacinados e com doenças que aumentem o risco da doença: duas doses com intervalo de 2 meses (00 - 02)

 

Indicação

Crianças a partir de 2 meses, até 5 anos de idade

Crianças com mais de 5 anos, adolescentes e adultos com condições médicas que aumentam o risco para doenças por Haemophilus influenzae tipo b (ausência de baço ou disfunção desse órgão, antes e/ou após transplante de órgão ou medula óssea, após Quimioterapia, etc)

 

Contraindicação

Pessoas que apresentaram anafilaxia provocada por qualquer componente da vacina ou por dose anterior

A vacinação deve ser adiada em caso de febre ou doença aguda

 

Nota 1: a vacina deve ser administrada com precaução em indivíduos com trombocitopenia ou desordens no sistema vascular, devido ao risco de hemorragias após a aplicação intramuscular

 

Nota 2:  a imunogenicidade da vacina pode ser reduzida por tratamentos com imunossupressores (Radioterapia, Quimioterapia, uso de drogas imunossupressoras como corticóides)  ou condição de imunodeficiência (Câncer, HIV, doenças reumatológicas, transplantados). Nestes casos recomenda-se adiar a vacinação até o final da doença ou do tratamento. No entanto, a vacinação de indivíduos com imunodeficiência crônica é recomendada, como a infecção pelo HIV, mesmo que a resposta de anticorpos seja limitada.

 

Nota 3: a imunização primária em crianças prematuras (nascidos ⩽ 28 semanas de gestação) e principalmente para aquelas com histórico prévio de imaturidade respiratória, avaliar o risco potencial de apnéia e a necessidade de monitoração respiratória em 48-72 Horas após a aplicação.


  • Verificar a disponibilidade das vacinas com a nossa equipe.
  • Para agendamento, ligue em nossa central.
  •       13 3281-3000
          13 99610-9324
  • Os pacientes devem trazer pedido médico indicando a vacina, caso a mesma esteja fora do calendário nacional de vacinação.
  • >