Subcutânea (SC) ou Intramuscular (IM)
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda 3 doses da vacina: aos 2, 4 e 6 meses de idade (00 - 02 - 04). A sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam uma quarta dose de reforço entre 12 e 18 meses, principalmente quando forem utilizadas, na série primária, vacinas Hib nas combinações com DTPa.
Crianças com mais de 5 anos, adolescentes e adultos não vacinados e com doenças que aumentem o risco da doença: duas doses com intervalo de 2 meses (00 - 02)
Crianças a partir de 2 meses, até 5 anos de idade
Crianças com mais de 5 anos, adolescentes e adultos com condições médicas que aumentam o risco para doenças por Haemophilus influenzae tipo b (ausência de baço ou disfunção desse órgão, antes e/ou após transplante de órgão ou medula óssea, após Quimioterapia, etc)
Pessoas que apresentaram anafilaxia provocada por qualquer componente da vacina ou por dose anterior
A vacinação deve ser adiada em caso de febre ou doença aguda
Nota 1: a vacina deve ser administrada com precaução em indivíduos com trombocitopenia ou desordens no sistema vascular, devido ao risco de hemorragias após a aplicação intramuscular
Nota 2: a imunogenicidade da vacina pode ser reduzida por tratamentos com imunossupressores (Radioterapia, Quimioterapia, uso de drogas imunossupressoras como corticóides) ou condição de imunodeficiência (Câncer, HIV, doenças reumatológicas, transplantados). Nestes casos recomenda-se adiar a vacinação até o final da doença ou do tratamento. No entanto, a vacinação de indivíduos com imunodeficiência crônica é recomendada, como a infecção pelo HIV, mesmo que a resposta de anticorpos seja limitada.
Nota 3: a imunização primária em crianças prematuras (nascidos ⩽ 28 semanas de gestação) e principalmente para aquelas com histórico prévio de imaturidade respiratória, avaliar o risco potencial de apnéia e a necessidade de monitoração respiratória em 48-72 Horas após a aplicação.