medicina preventiva

vacinas

Febre Amarela

Via de aplicação

Subcutâneo (SC)

 

Esquema de vacinação

Rotina: dose única a partir dos 9 meses de idade e até os 59 anos

Em situações de risco (municípios onde haja circulação do vírus da febre amarela com registro de casos em humanos), idosos, gestantes e outros grupos de precaução devem ser vacinados, desde que não haja contraindicação. 

Nota 1: não há consenso sobre a duração da proteção conferida pela vacina. De acordo com o risco epidemiológico, uma segunda dose pode ser considerada, em especial para aqueles vacinados antes dos 2 anos de vida pela maior possibilidade de falha vacinal primária. 

Nota 2: recomenda-se que crianças menores de 2 anos de idade não recebam a vacina febre amarela e tríplice viral no mesmo dia. Sempre que possível, respeitar o intervalo de 30 dias entre as doses.

 

Indicação

Crianças a partir dos 9 meses de idade, adolescentes a adultos até 59 anos

Crianças a partir de 6 meses de idade podem receber a vacina com prescrição médica

Recomendada também para atender as exigências sanitárias de determinadas viagens internacionais 

Nota: para viajantes com exigência de vacinação e apresentação do CIVP (Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia) é recomendada a comprovação de apenas 1 dose na vida, obrigatoriamente a dose plena padrão, aplicada no mínimo dez dias antes da viagem

 

Contraindicação

Crianças abaixo dos 6 meses de idade

Indivíduos infectados pelo HIV, sintomáticos e com imunossupressão grave comprovada por exame de laboratório

Pessoas com imunossupressão grave por doença (câncer, HIV, doenças reumatológicas, transplantados) ou uso de medicação (quimioterapia, radioterapia, corticóide)

Contraindicada em mulheres amamentando bebês com menos de 6 meses de idade. Se a vacinação não puder ser evitada, suspender o aleitamento materno por 10 dias

Pessoas com alergia grave a ovo de galinha

Pessoas com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica)


  • Verificar a disponibilidade das vacinas com a nossa equipe.
  • Para agendamento, ligue em nossa central.
  •       13 3281-3000
          13 99610-9324
  • Os pacientes devem trazer pedido médico indicando a vacina, caso a mesma esteja fora do calendário nacional de vacinação.
  • >