Subcutâneo (SC)
Rotina: dose única a partir dos 9 meses de idade e até os 59 anos
Em situações de risco (municípios onde haja circulação do vírus da febre amarela com registro de casos em humanos), idosos, gestantes e outros grupos de precaução devem ser vacinados, desde que não haja contraindicação.
Nota 1: não há consenso sobre a duração da proteção conferida pela vacina. De acordo com o risco epidemiológico, uma segunda dose pode ser considerada, em especial para aqueles vacinados antes dos 2 anos de vida pela maior possibilidade de falha vacinal primária.
Nota 2: recomenda-se que crianças menores de 2 anos de idade não recebam a vacina febre amarela e tríplice viral no mesmo dia. Sempre que possível, respeitar o intervalo de 30 dias entre as doses.
Crianças a partir dos 9 meses de idade, adolescentes a adultos até 59 anos
Crianças a partir de 6 meses de idade podem receber a vacina com prescrição médica
Recomendada também para atender as exigências sanitárias de determinadas viagens internacionais
Nota: para viajantes com exigência de vacinação e apresentação do CIVP (Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia) é recomendada a comprovação de apenas 1 dose na vida, obrigatoriamente a dose plena padrão, aplicada no mínimo dez dias antes da viagem
Crianças abaixo dos 6 meses de idade
Indivíduos infectados pelo HIV, sintomáticos e com imunossupressão grave comprovada por exame de laboratório
Pessoas com imunossupressão grave por doença (câncer, HIV, doenças reumatológicas, transplantados) ou uso de medicação (quimioterapia, radioterapia, corticóide)
Contraindicada em mulheres amamentando bebês com menos de 6 meses de idade. Se a vacinação não puder ser evitada, suspender o aleitamento materno por 10 dias
Pessoas com alergia grave a ovo de galinha
Pessoas com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica)