Vacina HPV nonavalente
A vacina contra HPV é indicada para homens e mulheres entre 9 e 45 anos.
O HPV, ou Papilomavírus Humano, é um vírus comum transmitido principalmente por via sexual, que pode causar verrugas genitais e diversos tipos de câncer, como o do colo do útero, vulva, vagina, ânus e pênis.
Existem muitos tipos de HPV, alguns dos quais têm maior risco de causar câncer. A infecção pode ser assintomática, tornando a vacinação e a prevenção essenciais para a saúde pública.
Para pessoas acima de 45 anos, é necessário ter prescrição médica. Consulte o seu médico
Vacina HPV em homens
Nos homens a vacina contra HPV previne câncer anal, lesões pré-cancerosas anais e verrugas genitais. Protege contra HPV tipos 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58.
Vacina HPV em mulheres
A vacina previne cânceres do colo do útero, vulva, vagina e ânus, além de verrugas genitais. É eficaz contra HPV tipos 16, 18, 31, 33, 45, 52, 58 e 6, 11.
Doses e Intervalos da vacina
Para aqueles acima de 15 anos: três doses (0, 2 e 6 meses). Intervalos mínimos: 1 mês entre a primeira e a segunda, 3 meses entre a segunda e a terceira, e 4 meses entre a primeira e a terceira dose.
Para 9 a 14 anos: duas doses (0 e 5 meses). Se a segunda dose for administrada antes dos 5 meses, uma terceira dose é necessária.
Para imunocomprometidos: três doses, independente da idade.
Efeitos Colaterais e Contraindicações
A vacina HPV nonavalente é contraindicada para pessoas com alergia grave a algum componente ou a uma dose anterior. Efeitos colaterais incluem dor, inchaço, vermelhidão e prurido no local da aplicação.
Onde tomar a vacina contra HPV?
A vacina pode ser aplicada em uma de nossas unidades ou através de atendimento móvel, com agendamento via WhatsApp.