You are here:

Instituto de Análises Clínicas

E-mail Imprimir

1. É preciso jejum para fazer exame de sangue?


R.: Para alguns tipos de exame como o de glicemia o jejum é obrigatório. Para outros como o hemograma, o jejum é conveniente porém não imprescindível; enquanto que para muitos outros é totalmente dispensável. Como a lista é muito longa, informe-se pessoalmente ou pelo telefone (13) 3281.3000, a respeito do eventual preparo prévio que possa ser necessário para o seu exame.

 

2. A menstruação altera os exames?


R.: Sim. No caso das dosagens hormonais o seu médico irá determinar em qual dia do ciclo menstrual deverá ser feita a coleta. Para outros exames, informe qual foi o dia da sua última menstruação para essa informação ser levada em consideração - se necessário - no momento de interpretar os resultados. Para o exame de urina o ideal é fazer a coleta fora do período menstrual. Se não for possível, coloque um tampão vaginal com gaze para o sangue menstrual não contaminar a urina.

 

3. A ingestão de álcool altera os exames?


R.: Sim, alguns. Exames, como o de triglicérides e gama-glutamil transferase, podem ser falseados mesmo por pequena ingestão na véspera da coleta. O ideal é ficar, uma semana sem ingerir nenhuma bebida alcoólica antes da coleta dos exames.

 

4. O tipo de alimentação altera o resultado dos exames?


R.: Uma dieta rica em gordura no dia anterior à coleta irá elevar o nível de triglicérides. Por outro lado, uma dieta muito pobre em hidratos de carbono nos dias anteriores a feitura da curva glicêmica pode ocasionar um resultado alterado. Não havendo nenhuma indicação especial, o ideal é manter a sua dieta habitual nos cinco dias que antecedem a coleta do exame.

 

5. Quanto tempo é necessário ficar em jejum antes do exame?


R.: O tempo exigido é, em geral, de doze horas. Por outro lado, um jejum muito prolongado poderá causar alterações como, por exemplo, provocar acidose e eliminação de corpos cetônicos pela urina.

 

6. O exercício físico altera os exames?


R.: Alguns sim. O número de leucócitos do sangue e a glicemia, por exemplo, se alteram em resposta a um esforço físico.

 

7. Os exames de sangue só podem ser colhidos pela manhã?


R.: A maioria dos exames pode ser colhida a qualquer hora; contudo, alguns, como o ferro e o cortisol, apresentam um ritmo circadiano em que os níveis do horário da manhã são diferentes dos da tarde.

 

8. A amostra de urina tem que ser sempre a "primeira da manhã"?


R.: A primeira micção da manhã habitualmente representa a urina que foi formada durante 8 a 10 horas e numa fase de repouso (sono). Se o seu médico não solicitar esta amostra, então a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas faça a colheita depois de permanecer cerca de 3 horas sem urinar.

 

9. O que é jato urinário médio?


R.: A colheita do jato médio da urina consiste em desprezar a parte inicial da micção e colher apenas o jato médio. Como a uretra contém elementos como células, muco e bactérias, o jato inicial da urina remove esses elementos, e o jato médio será o representativo da urina contida na bexiga sem aquela contaminação dos elementos uretrais.

 

10. Medicamentos interferem nos exames?


R.: Alguns sim. A lista dos interferentes é longa. O laboratório poderá lhe informar se o remédio que você usa interfere no resultado do seu exame; contudo, atenção: informe-se previamente com o seu médico se você deve ou não suspender essa medicação para fazer a coleta dos seus exames.

 

11. O resultado do meu exame pode ser retirado sem o comprovante?


R.: Não. Se você não estiver com o comprovante do exame iremos solicitar a apresentação de documento para comprovar sua identificação.

 

12. Posso receber o resultado do meu exame por telefone?


R.: O resultado poderá ser fornecido por telefone, fax, internet ou a domicílio, desde que autorizado pelo paciente no momento do atendimento.

 
 

Coleta Domiciliar O Instituto mantém veículos e equipes especializadas para efetuar coleta a domicílio dos materiais destinados a exames.
Saiba mais

SUA SAÚDE
Ervas medicinais e suplementos: quando não usá-los.

Atualmente um grande número de pessoas utilizam ervas medicinais sem o conhecimento de seu médico. Saiba mais

Atendimento Antecipado
Para conveniência dos pacientes, no mesmo dia depois da consulta com o seu médico.Saiba mais
Esteja a salvo da influenza (GRIPE). Saiba mais

Medicina Diagnóstica

Faça todos os seus exames com a excelência em qualidade do IACS.

SERVIÇOS

Medicina Ocupacional

Solução completa para sua empresa.